domingo, 3 de junho de 2018

FRACASSO ou SUCESSO



Foi-me encomendada uma matéria sobre o sucesso; pensando no conceito da palavra; sucesso é alcançar o objetivo almejado, seja ele qual for. Estou cheio de pessoas que vivem explanando seu sucesso, até mesmo quando não se concretizam. Para essas pessoas um choque de realidade deve ser devastador colocando-as em seu verdadeiro e quase insignificante lugar.
 Participei de um evento e quase por acaso presenciei uma homenagem a um empreendedor que encontrava-se praticamente falido. Essa situação não era de conhecimento público; com muito cuidado, perguntei se ele poderia listar as principais dificuldades que vivenciou para chegar ali, e como num exercício de humildade ele assumiu estar passando um momento bastante difícil e dos seus três empreendimentos apenas um apresentava lucro. É necessário coragem para assumir publicamente as dificuldades que a vida nos impõe e que o sucesso é uma constante busca.
Não é vergonhoso fracassar, o fracasso é um degrau para o sucesso. Thomas Edson ao inventar a lâmpada foi questionado por um entrevistador sobre os dois mil fracassos dele até alcançar o sucesso, e a resposta foi:
_ “Jamais fracassei. Minha invenção foi dividida em duas mil etapas.”
Abraham Lincoln colecionou derrotas até se tornar um dos melhores presidentes dos Estados Unidos da América da história;  Steve Jobs chegou a ser demitido de sua própria empresa e anos depois foi convocado e reempossado elevando-a ao mais alto nível jamais alcançado.
A caminhada não é retilínea, crescente e constante; avançamos, tropeçamos, recuamos, desviamos, caímos e seguimos chorando ou sorrindo, vibrando, tentando controlar os riscos, errando, acertando e o mais importante, buscando. O sucesso acontece por soluços. Aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos. Um muro não nasce pronto; cada tijolo, colocado na posição certa, assentado da forma correta, com a massa no ponto definirá esse sucesso; se não chover forte antes da massa secar.
Errar é muito fácil, erramos muito. Para cada escolha uma renúncia. Que cada erro traga consigo aprendizado, pois, esse é o preço da sabedoria vivenciada e valiosa já que virá pelo amor ou pela dor.  Farei o possível para que não aconteçam, mas, se porventura acontecerem, que me façam mais sábio e forte.
Boa sorte e bons negócios.
Celso Cunha

5 comentários:

  1. Excelente texto. As tentativas de acerto não podem ser consideradas como fracasso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto!
    E é exatamente assim que as coisas acontecem. Estar consciente é fundamental!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fui obrigado a compartilhar no meu Facebook.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns meu amigo pelo belíssimo texto .

    ResponderExcluir